A ANP (Agência Nacional do Petróleo) realizou uma fiscalização rigorosa em postos de combustíveis de 15 estados entre os dias 27 e 31 de janeiro deste ano e, em Campo Grande (MS), dois estabelecimentos foram interditados por venderem combustíveis em quantidade diferente da informada na bomba.
Os nomes dos postos de combustíveis interditados em Campo Grande não tiveram o nome revelado pela ANP. No entanto, a Agência revelou que outros dois estabelecimentos da Capital foram multados, totalizando quatro onde os fiscais encontraram irregularidades.
As infrações identificadas incluíram a ausência de equipamentos para testes de qualidade dos combustíveis e a falta de realização da drenagem do fundo dos tanques de diesel.
Outros problemas foram constatados nesses estabelecimentos, como defeitos no termodensímetro — equipamento acoplado à bomba de etanol que verifica instantaneamente a qualidade do combustível.
Além disso, os postos foram autuados por comercializar combustíveis em recipientes não certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O número de multas e interdições na Capital pode aumentar caso sejam encontradas irregularidades em três amostras de combustíveis enviadas para análise laboratorial.
Ao longo dos últimos 12 meses, a ANP identificou irregularidades em 63 postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul e, desse total, 33 foram autuados ou interditados.