Polícia Civil registrou o desaparecimento de 105 crianças e adolescentes somente este ano. Vai vendo!

A DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) registrou, de janeiro até ontem (26), 105 casos de desaparecimentos de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul e de 259 adultos e idosos, totalizando, no período, 364 pessoas desaparecidas no Estado.

De acordo com a Polícia Civil, há dois tipos de boletins para registar o desaparecimento, que são o próprio desaparecimento e o abandono de convívio familiar por parte da criança e/ou adolescente. A reportagem do jornal O Estado MS não teve acesso aos dados sobre o abandono familiar, porém a DEPCA revelou que o número é superior ao de desaparecimentos.

Ainda conforme a Polícia, muitas vezes, as crianças acabam saindo do local do seu convívio e 95% delas espontaneamente ou pode ser com um pai ou algum outro parente, sendo que posteriormente retornam para a residência. Além disso, casos de desaparecimentos não são comuns no Estado, principalmente em Campo Grande.

Das 105 denúncias de desaparecimentos, nove são crianças e 96 são adolescentes, sendo que, no presente momento, não existem crianças desaparecidas, todas foram localizadas, ou retornaram para a sua residência, ou os familiares conseguiram o contato e sabem onde se encontram.