A PMA (Polícia Militar Ambiental) flagrou o vazamento de esgoto da concessionária Ambiental MS Pantanal, empresa contratada pelo Governo do Estado para coletar e tratar o esgoto em 68 municípios, no Córrego Bonito, que por sua vez deságua no principal rio da cidade turística, o Formoso.
Diante do crime ambiental, a Ambiental MS Pantanal foi punida com multa de R$ 300 mil. Além disso, o suposto crime ambiental agora virou alvo de inquérito do MPE (Ministério Público Estadual).
O córrego tem apenas 14 quilômetros e corta parte da região central da cidade, desembocando no Rio Formoso, cerca de três quilômetros acima do atrativo turístico Balneário do Sol, um dos mais movimentados de Bonito, e um pouco mais abaixo de onde está outro importante ponto turístico, o Ecoparque Porto da Ilha.
Em justamente por poluir o principal rio da região é que os policiais militares ambientais aplicaram multa pesada, pois entenderam que o vazamento estava gerando risco à saúde dos turistas que frequentam aqueles locais.
Os policiais militares ambientais foram acionados por populares e confirmaram que em determinados momentos havia somente gotejamento de esgoto, mas em outros o esgoto escorria em grande quantidade, formando até uma espécie de espuma branca sobre a água do Bonito.