A PMA (Polícia Militar Ambiental) prendeu, domingo (22), em São Gabriel do Oeste (MS), três homens, de 21, 35 e 38 anos de idade, acusados de provocar incêndio em lavouras às margens de uma estrada que dá acesso ao distrito de Aerado.
Conforme a PMA, os suspeitos estariam agressivos, sob efeito de álcool no momento que iniciaram o incêndio na palhada de milho. Após a ação, as chamas atingiram duas propriedades rurais da região e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e evitar que o fogo se alastrasse para outras áreas.
Os três homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante pelo crime de incêndio, em justificativa disseram que estavam ingerindo bebidas alcoólicas em um bar e decidiram ir à cidade de São Gabriel do Oeste pela estrada onde o fato ocorreu.
Além disso, cada um deles recebeu uma multa de R$ 11.280,00, referente ao uso ilegal de fogo em áreas rurais sem a devida autorização do órgão ambiental competente, conforme preconiza o Decreto 6.514/2008 em seu Art. 58.
A Polícia Civil de São Gabriel do Oeste informou que a prisão preventiva dos envolvidos foi solicitada ao Poder Judiciário. Como consequência do ato, o fogo atingiu duas propriedades rurais, totalizando a destruição de 3,76 hectares de área agropastoril.