A 30 dias para as eleições municipais deste ano, sete dos 486 candidatos a vereadores em Campo Grande desistiram da disputa eleitoral. São eles: Cabo Goes (Republicanos); Cleber Lima Influencer (DC); Jhonny Love (MDB); Jorge Prado (PSD); Luciano do Lava Jato (DC); Paulo Pedra (União); e Wilton Acosta (Republicanos).
Dos sete, apenas dois são conhecidos pelos eleitores de Campo Grande: Paulo Pedra e Wilton Acosta. O ex-vereador Paulo Pedra fez a carreira pelo PDT e não conseguiu ganhar nenhuma eleição pelo MDB.
Neste ano, ele estava no União Brasil para apoiar a candidatura da ex-deputada federal Rose Modesto. Ex-presidente da Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul), Wilton Acosta foi alvo, em 2022, da Polícia Federal nas investigações sobre desvio de recursos públicos repassados à Instituição de Microcrédito Credquali, antigo “Banco do Cidadão”.
De acordo com as investigações, entre o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017, recursos da entidade teriam sido utilizados indevidamente para a aquisição de bens privados e pagamentos de despesas particulares de ex-dirigentes e membros do Conselho Deliberativo.