PSOL e SDC usam lista de contas reprovadas do TCE e pedem a impugnação da candidatura de Beto Pereira

O PSOL (Partido da Solidariedade) e o SDC (Social Democracia Cristão) usaram a lista de contas reprovadas publicada pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) para pedir a impugnação da candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) a prefeito de Campo Grande (MS).

Os pedidos foram protocolados no fim da tarde de ontem (13) com base na Lei da Ficha Limpa, alegando que o candidato tucano não pode disputar as eleições municipais deste ano porque estaria inelegível em razão de constar contra ele três contas reprovadas no período em que foi prefeito de Terenos.

A impugnação foi pedida pelo presidente da comissão municipal do DC, Nathálio Fernando de Moraes, e será analisada junto com o registro da candidatura do deputado federal, enquanto o pedido do PSOL foi assinado pelo representante do Diretório Municipal em Campo Grande, Ubiracy dos Santos.

Os dois pedidos são baseados na polêmica lista de contas reprovadas, publicada no dia 22 de julho deste ano pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos. Na última segunda-feira (12), o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), negou pedido de liminar da Aprefex (Associação dos Prefeitos e Ex-Prefeitos de Mato Grosso do Sul) para suspender a lista.

Beto Pereira tentou suspender a inclusão de seu nome na lista ao ingressar com pedido de liminar na Corte de Contas, onde os conselheiros Márcio Monteiro, Flávio Kayatt e Leandro Lobo Ribeiro Pimentel concederam liminares para suspender os acórdãos, mas as decisões foram ignoradas por Jerson Domingos por considerá-las ilegais.