O governador Eduardo Riedel publicou, nesta segunda-feira (24), decreto que declara situação de emergência em municípios que enfrentam incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, como é o caso de Corumbá e Ladário, que assistem o Pantanal pegando fogo desde o fim do mês passado.
A medida é válida por seis meses contados a partir da publicação e autoriza o chamamento de voluntários para enfrentar o fogo e suas consequências, além da realização de campanhas de arrecadação para ajudar a população afetada.
O decreto também permite, dentro do prazo estipulado, que propriedades particulares sejam acessadas por agentes do Estado em caso de necessidade, para prestar socorro ou retirar pessoas do local.
Por último, ele dispensa licitação para contratar serviços ou fazer compras relacionadas ao enfrentamento da situação. O prazo para firmar e finalizar as contratações é de um ano após a publicação da medida.
Outros municípios afetados pelo fogo no último mês são Coxim e Porto Murtinho, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.
Banho de São João
Vídeo que circula desde sábado (20) no Instagram, mostra a festividade de um ângulo triste, dividindo a cena com o fogo que ferozmente consome vegetações lindeiras ao Rio Paraguai. É do outro lado dessa margem que imagens de São João foram banhadas por devotos como sinal de fé, conforme manda a tradição.
Os corumbaenses respiram a fumaça dos incêndios desde o fim do mês passado, enquanto o Corpo de Bombeiros e diversas frentes de brigadistas tentam controlá-los mata adentro, dia e noite, enfrentando condições desfavoráveis como o tempo seco e vento com velocidade acima de 50 quilômetros por hora.
A festa ocorre tradicionalmente em junho, quando o período de seca está só começando no bioma. Incêndios da atual proporção superam todos os outros registrados no mesmo período dos últimos 22 anos que foram monitorados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).
O Corpo de Bombeiros informou que está concentrado na região do Abobral em Corumbá, próximo à Estrada Parque Pantanal, e nas margens do Rio Paraguai que atravessam a cidade de Porto Murtinho. Além disso, a corporação atua em conjunto com fazendeiros para apagar chamas na região corumbaense conhecida como Barranco Branco.
O fogo que atingiu há cerca de uma semana a vegetação próxima ao Forte Coimbra está sob controle, mas os bombeiros afirmam que seguem trabalhando com prevenção na área.
As bases avançadas do Redário e São Lourenço, ainda dos bombeiros, agora também dão apoio para apagar focos de incêndio no Pantanal de Mato Grosso, a aproximadamente 14 quilômetros da divisa com Mato Grosso do Sul. O fogo no Pantanal do estado vizinho foi detectado por satélite na Sala de Situações em Campo Grande.