O serviço de denúncias “Disque 100”, do Ministério dos Direitos Humanos, registrou, nos primeiros cinco meses deste ano, 342 relatos de violência sexual contra menores em Mato Grosso do Sul.
Segundo os dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o serviço recebeu 158 ligações informando sobre casos de violência sexual contra menores no Estado, envolvendo uma vítima e um suspeito.
Ao todo, 342 relatos de crimes contra os Direitos Humanos foram mencionados, sendo 157 casos de estupro de vulnerável, 135 de violência física e sexual e 50 de importunação sexual.
O período quando houve o maior número de denúncias ocorreu nos meses de fevereiro e abril, sendo que 25% delas informaram que as violações contra crianças ou adolescentes iniciaram há mais de um mês e 17% disseram que a violação começou há mais de um ano.
Das 158 denúncias, 75 informaram que o cenário da violação ocorre onde reside a vítima e o suspeito, enquanto 31 disseram que a violência sexual acontece na casa da vítima.
Campo Grande é a cidade onde se concentra o maior número das denúncias (90) e violações (200) informadas, enquanto Dourados, Três Lagoas e Rio Brilhante são as cidades do interior com mais denúncias através do “Disque 100”.