A Serasa traçou um perfil dos inadimplentes de Mato Grosso do Sul e, conforme o levantamento, a maioria deles é formada por consumidores do sexo masculino entre 41 e 60 anos de idade.
Esse perfil representa 35% do total de pessoas físicas com dívidas em atraso no Estado, seguido por homens entre 26 e 40 anos de idade, que atingiram 34,2% dos inadimplentes.
Além disso, os dados da Serasa Experian mostram que as pessoas com mais de 60 anos ocupam a terceira posição no ranking de endividamento, com 18,8%, enquanto os jovens de até 25 anos representam 12% do total de inadimplentes.
Quanto aos tipos de dívidas, os bancos e cartões de crédito (29,27%) são os que geram mais preocupações entre a população de Mato Grosso do Sul. Em seguida, aparecem contas de luz e água (22,67%), serviços financeiros (17,17%), varejo (10,99%) e outros serviços (10,85%).
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul tem uma população de 2.757.013 habitantes, dos quais 1.000.057 não conseguem pagar suas contas. Em Campo Grande, essa situação não é diferente, com uma população de 897.938 moradores, 409 mil (52%) estão com dívidas ativas no Serasa Experian.
Segundo o especialista do Serasa Brasil, João Pedro Teixeira, muitas dessas dívidas foram causadas pela pandemia, pois, naquela época, houve a liberação de contas para serem pagas posteriormente. Porém, infelizmente, agora chegou a hora de pagar, e esse número acabou crescendo de forma assustadora no Estado.
Por causa dessas dificuldades, João Teixeira relatou à reportagem que os interessados em quitar suas dívidas podem procurar as agências dos Correios nos 79 municípios ou acessar os aplicativos e o site do Serasa Experian até o dia 28 deste mês, onde encontrarão descontos de até 96%.
Atualmente, mais de 8 milhões de ofertas estão disponíveis em 700 empresas de Mato Grosso do Sul para mais de um milhão de inadimplentes. Os consumidores interessados em visualizar e pagar suas dívidas registradas no Serasa, podem seguir a uma agência dos Correios mais próxima, no horário de 8 às 17 horas.