Ficou definido como público alvo da campanha os adolescentes de 10 a 14 anos de idade que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos dez anos, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.
Isso significa que em Mato Grosso do Sul provavelmente apenas Campo Grande e Três Lagoas serão contempladas, já que Dourados não se enquadra no critério porque foi escolhida para pesquisa de monitoramento técnico em parceria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o laboratório Takeda.
Inicialmente, o Ministério da afirmou que seria priorizada a vacinação de crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos. No entanto, a pasta informou hoje que o público-alvo da primeira remessa será de 10 e 14 anos. A mudança se deve a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e por ser a que tem maior número de hospitalizações.
Vale ressaltar que o governo federal comprou 5,2 milhões de doses da vacina, limite máximo estabelecido pela farmacêutica neste ano, de acordo com sua possibilidade de entrega. O primeiro lote das vacinas compradas será de 570 mil doses e chegará ao país em fevereiro. Como é preciso fazer duas doses para cada paciente, com intervalo de três meses entre elas, a previsão é de que cerca de 2,75 milhões de pessoas sejam vacinadas em 2024.