Do lado boliviano, o diesel e a gasolina são vendidos praticamente pela metade do preço na comparação com os preços dos postos brasileiros. Porém, esse preço vale somente para os bolivianos. Para veículos brasileiros, a legislação local estipula o valor do mercado internacional.
As autoridades bolivianas estimam em 600 mil litros o volume contrabandeado mensalmente ao longo da fronteira com o Brasil. Na operação desta segunda-feira, segundo nota da PF, foram apreendidos celulares, R$ 4,5 mil em espécie, 500 litros de combustível, o caminhão que estava sendo abastecido e todos os acessórios para manuseio e armazenagem dos combustíveis.
Além disso, dois brasileiros e um boliviano que estavam no local do flagrante acabaram sendo detidos e levados à delegacia da Polícia Federal em Corumbá. De acordo com a nota da PF, o nome da operação, Challenge (desafio), faz alusão à “dificuldade que tem sido para a polícia desarticular a organização criminosa por trás dos recorrentes crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e tráfico de drogas”.