O feriado prolongado que começa nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, já movimenta o setor de turismo dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul: Corumbá e Bonito. A rede hoteleira das duas cidades já comemora a lotação máxima.
A empresária do setor de pesca Raquel Ribeiro, de 57 anos, tem um Barco Hotel em Corumbá e já está com tudo lotado. Conforme ela, até os pacotes para a próxima semana, dia 1º de maio, outro feriado prolongado, também já estão esgotados.
Corumbá oferece a maior estrutura de barcos-hotéis e hotéis para a pesca esportiva e os cruzeiros fluviais de Mato Grosso do Sul realizados no período da piracema, quando a pesca é proibida.
As reservas são feitas diretamente com os operadores e o tarifário é ajustado conforme o número de pessoas e os itens de conforto e serviços. Os pacotes incluem acomodações, gastronomia pantaneira, guias de pesca, botes, iscas e total segurança.
A moralidade de pesca esportiva praticada no destino é o pesque e solte, com a adesão de pelo menos 90% dos pescadores que vem ao Pantanal.
Essa postura incentivada pelos associados da ACERT (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo) contribui para a renovação do estoque pesqueiro, propiciando uma pescaria diversificada e grandes exemplares, incluindo os exóticos tucunarés. Proibida a captura desde 2012, o dourado é pesca garantida.
Já Bonito é o principal destino do ecoturismo e o sonho de consumo de muitos amantes de viagem. Quem conhece o local, comprova as belezas de um dos principais destinos do ecoturismo, inclusive do Brasil. Diversão, história e mistério rodeiam os principais pontos turísticos de Bonito e da região chamada de Serra da Bodoquena, que abrange ainda Jardim e Bodoquena.
Para este feriadão, Bonito também é um dos destinos preferidos. Recepcionista de 25 anos de um dos hotéis da cidade conta que a procura começou desde o começo de abril e agora não tem mais vagas.