Segundo informações do site Campo Grande News, ele tinha saído de um evento e estava acompanhado da esposa e do filho de 16 anos de idade, todos a bordo da caminhonete Toyota Hilux, de cor preta. Por volta das 22 horas, na linha internacional, próximo ao Shopping China, foi fechado por uma VW Parati, de cor branca e com placa do Paraguai.
Três criminosos armados com pistolas calibre 9 mm e usando máscaras desceram do automóvel e anunciaram o roubo, pedindo a caminhonete e os pertences das vítimas. O secretário conta que inicialmente pensou se tratar de um sequestro e, quando a esposa e o filho também desceram da caminhonete, abriu fogo contra os criminosos, que fugiram rumo ao Paraguai.
Marcelino de Oliveira procurou a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, onde o caso foi registrado como roubo majorado. A Polícia Militar e a Polícia Civil fizeram buscas pelos criminosos, mas sem sucesso, sendo que as autoridades de segurança do município solicitaram apoio da Polícia Nacional do Paraguai, pois os criminosos atravessaram a fronteira.