Precauções funcionam e QG do Procon não precisa fazer nenhuma autuação na Black Friday

As precauções tomadas pelo Procon uma semana antes funcionaram e QG (Quartel General) instalado em uma unidade móvel estacionada na Rua 14 de Julho, entre as ruas Dom Aquino e a Marechal Cândido Mariano Rondon, no Centro de Campo Grande (MS), não precisou fazer nenhuma autuação durante a Black Friday, realizada na última sexta-feira (25). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, foram realizados 100 atendimentos relacionados à data de grandes descontos no comércio, mas nenhum deles resultou em autuação ou multa.

 

Ao todo, foram 50 atendimentos de demandas individuais dos consumidores, sendo a maioria por reclamações de publicidade enganosa, e sete procedimentos administrativos nas lojas de vendas online. As equipes também realizaram 60 fiscalizações, mas não foram lavradas autuações, pois, no momento da fiscalização, as infrações sobre publicidade enganosa fossem corrigidas na hora, sem que houvesse lesão ao consumidor.

 

Segundo o Procon, os consumidores seguiram as orientações do órgão e fizeram 30 dias antes da Black Friday os registros fotográficos dos produtos colocados à venda. Dessa forma, quando chegou na data e não encontraram nas lojas os produtos com os descontos prometidos por meio de propagandas antecipadas, eles acionaram a equipe de fiscalização, mostraram as fotografias e os gerentes tiveram de cumprir o que estava anunciado.

 

Na avaliação do órgão de defesa do consumidor, houve crescimento no cumprimento das leis consumeristas porque os fornecedores “se conscientizaram” que dar descontos na Black Friday pode gerar lucros de 25 a 30% no faturamento. No ano passado, foram 107 procedimentos realizados, sendo 36 reclamações de consumidores e 42 fiscalizações nos estabelecimentos, gerando 14 notificações de lojas online e seis de lojas físicas.