A vaga dedicada à advocacia é decorrente da aposentadoria do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Os três nomes escolhidos pelo TJMS foram selecionados da lista sêxtupla formulada pela OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul).
Além dos três selecionados, também concorriam na lista da Ordem os advogados Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, Felipe Cazuo Azuma e Kelly Guimarães de Mello. Ary Raghiant Neto formou-se em Direito pela antiga FUCMAT, de Campo Grande (MS), em 1991.
Ele é pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário e em Direito Constitucional pela ESA-MS E PUC-SP. Atua como advogado em Mato Grosso do Sul desde 1992, com ênfase em Direito Administrativo, Eleitoral e Tributário.
Em 2001, foi assessor jurídico da presidência do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul). Em 2003, foi membro da Comissão de Estágio e Exame da OAB/MS, enquanto em 2004 e 2006 foi membro da Comissão Temporária de Direitos Políticos e também conselheiro estadual da OAB/MS.
Já atuou como presidente da 2ª Câmara de Seleção e Prerrogativas e, também, como secretário-geral da OAB/MS, além de compor várias bancas examinadoras desta instituição. A partir de 2006, Ary Raghiant Neto também foi professor de Direito Tributário da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Professor Auxiliar no curso de pós-graduação da Uniderp, na cadeira de Direito Tributário.