Pardal da Justiça Eleitoral fecha 2º turno com 126 denúncias em MS e 505 nos dois turnos

O aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias de crimes eleitorais nas eleições deste ano, encerrou o 2º turno com 126 registros em Mato Grosso do Sul e um total de 505 nos dois turnos do pleito. Apenas no 2º turno, foram 60 denúncias em Campo Grande, 15 em Dourados, sete em Ponta Porã e cinco em Corumbá, sendo todas por propaganda eleitoral irregular.

Já no 1º turno foram 379 denúncias, sendo 187 somente na Capital, enquanto as demais foram nas cidades do interior. O Pardal, ferramenta digital criada em 2014 com este intuito, permite que o cidadão registre reclamações contra candidatos ou partidos. Tudo é enviado ao MPE (Ministério Público Eleitoral), responsável por levar o protesto à Justiça Eleitoral. Cabe ao juiz julgar se o conteúdo é pertinente ou não.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em todo o Brasil foram 10,8 mil denúncias na primeira fase da eleição. Os dados revelam, ainda, que foram recebidas 3,6 mil denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador.