Até agosto deste ano foram 202 pessoas tiraram a própria vida em Mato Grosso do Sul. Em todo o ano passado, 303 pessoas cometeram suicídio no Estado, o número foi o maior dos últimos quatro anos e colocou Mato Grosso do Sul como o 4º com a maior taxa de suicídios do País, com média de 10,3 por cada 100 mil habitantes.
A faixa etária com a maior mortalidade por suicídios é de pessoas com 20 a 39 anos de idade, enquanto a população indígena apresenta prevalência elevada nos jovens com idade entre 15 e 29 anos. Ainda conforme os dados do SIM, as tentativas de suicídio não consumados são maiores entre a população jovem, ou seja, de 15 a 29 anos de idade, sendo as mulheres a maioria.
Para os especialistas, esses números elevados podem estar ligados a problemas pessoais provocados pela pandemia da Covid-19, como perda de emprego, situação econômica, problemas nas relações familiares, entre outros. Eles pontuam que identificar no ambiente familiar comportamentos e sinais que podem indicar um potencial suicídio pode evitar a tentativa, tais como isolamento, tristeza, perda de vontade de fazer até aquilo que mais gostava e mensagens depressivas em frases, textos e fotos.