O Governo do Estado decidiu antecipar para esta quinta-feira (1º) o pagamento dos salários dos 138,2 mil servidores públicos estaduais referentes ao mês de agosto, enquanto a Prefeitura de Campo Grande deve manter a política de pagar somente até o 5º dia útil do mês de setembro.
Conforme a SAS (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização), a folha salarial do mês alcança R$ 533 milhões. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lembra que, por lei, os salários dos trabalhadores no País devem ser quitados até o 5º dia útil de cada mês, mas o Estado faz questão de organizar as contas para disponibilizar o valor antes do tempo limite.
“O pagamento antecipado em Mato Grosso do Sul é feito há muito tempo, pois ajuda o servidor, que tem previsibilidade com os gastos. E também aquece a economia”, destaca Azambuja. Neste mês, a folha salarial tem 53,2 mil servidores ativos e 31,8 mil inativos, entre aposentados e pensionistas. Apesar do exemplo do Estado, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) não se movimentou nesse sentido, mantendo o pagamento no prazo limite.