O boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou o registro de nove novos casos suspeitos de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul, totalizando 37 até o momento. Pelo levantamento, Campo Grande tem o maior número de suspeitos, 19 no total, enquanto a quantidade de casos confirmados continua em 16.
Repetindo sequência desde a primeira confirmação, todos os novos diagnósticos foram confirmados em homens. Três pacientes são de Campo Grande e têm 27, 31 e 47 anos de idade. O 4º caso mora em Costa Rica e tem 61 anos, o com mais idade até o momento. Campo Grande é o município com maior número de casos confirmados, 11 ao todo. Na sequência, aparecem Dourados, com dois, e Itaquiraí, Aparecida do Taboado e Costa Rica, com um cada.
O vírus, embora seja conhecido por causar a “varíola dos macacos”, infecta roedores na África e os macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano. A SES criou o COE (Centro de Operações de Emergência), em caráter de urgência, para enfrentamento da varíola dos macacos. O Centro visa definir as estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências em saúde pública no âmbito estadual.