Preocupante! Saúde confirma mais 2 casos de varíola dos macacos, totalizando 8 até agora.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou, neste fim de semana, mais dois casos de varíola dos macacos ou Monkeypox, totalizando oito casos em Mato Grosso do Sul de um total de 19 suspeitos e uma morte sendo investigada. Os dois novos pacientes são moradores de Campo Grande e Itaquiraí, sendo que o Ministério da Saúde ainda discute a compra da vacina e não tem um protocolo sobre como e onde a doença deve ser tratada.

O Ministério da Saúde prevê a compra de 50 mil doses que serão distribuídas por todo o Brasil, conforme solicitação feita pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). O Governo do Estado está acompanhando os casos e estudando o uso de um antiviral em comprimido para o tratamento da doença, enquanto o Ministério continua em negociação com a fabricante europeia para a compra do imunizante contra o vírus.

Segundo a SES, ainda existem muitas dúvidas sobre a varíola dos macacos e o Governo do Estado está fazendo um acompanhamento com as pessoas infectadas sobre a reação, os sintomas, transmissão e cura sobre a doença. A pasta reforça também que a vantagem que Mato Grosso do Sul tem sobre essa doença é que ela não se desenvolve e nem tem uma alta taxa de transmissão, como é o caso da Covid-19.

Sobre a morte que está sendo investigada, a SES informa que o paciente, não identificado, estava internado no Hospital Regional de Campo Grande, com suspeita da varíola dos macacos. Além dos oito casos confirmados da varíola dos macacos, Mato Grosso do Sul investiga outros 11 casos que envolvem pacientes nas seguintes cidades: Bandeirantes (1), Camapuã (1), Campo Grande (3), Cassilândia (1), Dourados (1), Ponta Porã (1) e Três Lagoas

(3).