Radares obrigam traficantes a mudarem forma de transporte de cocaína que cresceu esse ano

Após a instalação de radares pela FAB (Força Aérea Brasileira) nos municípios de Corumbá, Porto Murtinho e Ponta Porã para controlar o tráfego de aeronaves sem planos de voo e em baixa altitude na região de fronteira com Paraguai e Bolívia, os narcotraficantes tiveram de alterar a forma como transportar a cocaína por Mato Grosso do Sul.

Os radares que fiscalizam o espaço aéreo brasileiro forçaram o crime organizado a migrar, principalmente o transporte de cocaína, para as rodovias e hidrovias. No caso do transporte terrestre, eles aproveitam a grande malha rodoviária que o Estado. As três estações da FAB começaram a funcionar em 2020 quando a primeira, instalada em Corumbá, foi inaugurada no mês de agosto daquele ano.

A segunda foi a de Porto Murtinho, em março do ano passado, e na sequência, em junho, foi inaugurada a de Ponta Porã, terceira estação do Estado. Ao todo foram investidos mais de R$ 127 milhões nos três sistemas, que fecham a vigilância do espaço aéreo do Estado. Com essa alteração das organizações criminosas, inclusive, aumentaram as apreensões de cocaína em Mato Grosso do Sul.

Conforme dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), em cinco meses deste ano, de janeiro a 25 de maio, já foram apreendidas mais de quatro toneladas. O total representa 65% de toda a quantidade apreendida da droga no ano passado, quando foram interceptadas mais de 6,1 toneladas de cocaína.

A Sejusp, por meio do GGI- -FRON – DIV (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas), deflagrou do dia 24 a 29 de maio a Operação Divisas Integradas VI – Campo Seguro, com o objetivo de coibir o crime organizado no Estado. Foram montados pontos fixos e móveis nas divisas com os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Conforme balanço divulgado pela pasta, durante a ação, que envolveu um efeito de mais de 1.600 policiais e agentes e 563 viaturas, foram apreendidas mais de três toneladas de drogas, 104 pessoas foram presas, sendo 74 delas em flagrante, vistoriados mais de 10,1 mil veículos e 12.971 pessoas abordadas. Com informações do Jornal O Estado MS