Isso é assustador! Sisagua diz que 4 cidades de MS têm substâncias cancerígenas na água da torneira

Levantamento realizado pela Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) com a água tratada de todo o território nacional demonstra que Campo Grande, Dourados, Costa Rica e Glória de Dourados têm substâncias tóxicas acima do limite de segurança para o consumo.

Essas quatro cidades do Estado apresentaram substâncias que podem ser químicas ou radioativas, oferecendo risco à saúde. Os dados foram coletados entre 2018 e 2020, sendo que o “Mapa da Água”, como é chamado o levantamento, revela resultados de testes realizados na água tratada, cujo volume de substâncias tóxicas encontradas está acima dos níveis de concentração máxima permitida, seguindo parâmetros do Ministério da Saúde.

O grupo perigoso mais encontrado foi o de subprodutos da desinfecção, substâncias indesejáveis geradas a partir do processo de tratamento da água. Em Campo Grande, foi divulgado alto índice de nitrato, substância inorgânica, que, conforme o Mapa da Água, é classificada como provavelmente cancerígeno para humanos, conforme indica a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

Recorrentemente, o nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos, bem como pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores. A Águas Guariroba, empresa que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico, captação e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande, garantiu que houve um equívoco de digitação nos dados.

A Águas Guariroba garantiu a qualidade da água distribuída para a população de Campo Grande. Em seu depoimento, a concessionária assegurou que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde. “A concessionária esclarece que houve um equívoco no momento da digitação de dados sobre nitrato, inserindo no sistema o valor de 146mg/L enquanto o resultado correto é de 1,46mg/L de Nitrato na amostra. O índice máximo permitido pela legislação é de 10mg/L. Uma carta de correção já foi enviada para a Vigilância Sanitária”, explicou a empresa.

Já em Dourados foi divulgado índice inseguro de ácidos halo-acéticos total, subprodutos da desinfecção. Conforme informações do Mapa, esses ácidos são o dicloroacético, tricloroacético, bromo-acético e dibromoacético. Os mesmos são classificados como possivelmente cancerígenos para humanos, segundo dados da IARC. Além disso, quando em altas concentrações, os ácidos halo-acéticos também podem gerar problemas no fígado, testículos, pâncreas, cérebro e sistema nervoso.

Em Costa Rica, foi divulgada a presença de mercúrio, substância inorgânica. Conforme o Mapa, o mercúrio também é classificado como possivelmente cancerígeno, segundo indicação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, devido ao aparecimento de tumores de estômago, na tireoide e renais em animais. Entre problemas à saúde, a exposição prolongada pode afetar os rins e alterar o tecido testicular, aumentar as taxas de reabsorção e gerar anomalias no desenvolvimento.

Já em Glória de Dourados foi detectado alto índice de trihalometanos total, subproduto da desinfecção. De acordo com o Mapa da Água, os trihalometanos incluem substâncias como o clorofórmio, classificado como possivelmente cancerígeno pela IARC. Pode fazer mal à saúde após exposição oral prolongada, podendo produzir efeitos no fígado, rins e sangue. Com informações do jornal Correio do Estado