O coronel PM José Ivan de Almeida, ex-comandante-geral da Polícia Militar no Estado e ex-deputado estadual, foi preso, nesta quarta-feira (26), em Campo Grande (MS), sob a acusação de extorsão. Ele está em uma cela do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), onde também está preso desde o dia 19 de abril o empresário ponta-poranense Fahd Jamil Georges.
O Coronel Ivan, como era mais conhecido, foi detido em auto de prisão em flagrante por extorsão com mais três pessoas, que não tiveram a identidade revelada. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e agentes do Garras ainda estão nas ruas, cumprindo outros mandados de prisão e apreensão.
Integrante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por mais de 20 anos, ele comandou a corporação pelo período de 2001 a 2006, durante o governo de Zeca do PT. Coronel Ivan foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual com 11.980 votos em 2006, tendo sido votado em todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Nas eleições seguintes em 2010 não conseguiu se reeleger sendo nomeado no Governo de André Puccinelli (MDB).