Baton na calcinha! Prefeito “perdoa” secretário que usou peça íntima como máscara. Quem é o pior?

Mesmo após viralizar vídeo polêmico em que o secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos de Coxim, Wilson José dos Santos, 73 anos, aparece com calcinha no rosto, dizendo que é um “novo sistema para evitar Covid” e que se curou de vez com a máscara, o prefeito Edilson Magro (DEM) ignorou a zombaria do subordinado com as vítimas da pandemia e decidiu mantê-lo no cargo.

Segundo o prefeito, o gesto do secretário foi repudiado, mas Wilson dos Santos se desculpou pelo ato, que, conforme ele, não teve a intenção de ferir ou denegrir ninguém. Em nota a assessoria de imprensa do município afirmou que o secretário é “morador há 45 anos em Coxim, é uma pessoa idônea, também é empresário coxinense bem-sucedido que emprega aproximadamente 50 pessoas”.

Ainda de acordo com a nota, Wilson dos Santos é “empreendedor com visão de futuro, foi vereador e um cidadão atuante às necessidades locais, seja na função pública quanto na privada”. “Ele sempre foi preocupado com o desenvolvimento local, apoia entidades, eventos e promoções sociais. Tem feito um ótimo trabalho frente à pasta que ocupa, recuperando a cidade mesmo com poucos recursos que o município tem, por ter herdado um déficit financeiro”, prossegue a nota.

O vídeo

Na gravação, feita pela própria esposa, Wilson dos Santos aparece com calcinha no rosto, dizendo que é um “novo sistema para evitar Covid” e que se curou de vez com a máscara. Em entrevista ao site Campo Grande News, ele garantiu ser apenas uma “brincadeira” com a esposa, dentro de casa e que “cada um interpreta do jeito que quiser” e que está “pouco se lixando”, dando claras demonstrações do seu caráter.

Segundo informações do próprio secretário, as imagens foram feitas pela esposa dele na semana passada, na casa deles, quando se recuperava da Covid-19. Ele vai até a sala e diz para a esposa que está usando proteção contra a doença. “Boa tarde, meu povo de Coxim! Esse é o novo sistema para evitar o covid. essa máscara aqui, quem tem coragem de usar, tem que usar 24h, tá, fica aí, ó, meu recado para nosso povo, para o Brasil, para o mundo todo. Moro aqui em Coxim, estou com problema do covid, mas graças a Deus, estou bem bom agora, comecei a usar essa máscara para dois dias para cá, mas, de vez, acabou tudo, tudo. (…) ó o recado aí para o povo do Brasil, tchau, Brasil”.

Enquanto filma, a mulher ri e fala que ele quer “furar o isolamento”, mostrando que ele está com a chave do carro na mão. O vídeo circulou entre primos e irmãos de Wilson dos Santos, mas logo saiu do âmbito familiar. Uma das pessoas que postou as imagens no Facebook foi a presidente do Coletivo Maria’s Coxinenses, Gleiycielli Nonato, que criticou o secretário, dizendo que o conteúdo foi sexista e machista, além de zombar da seriedade das medidas restritivas contra covid-19.

Gleycielli Nonato apagou o post depois, a pedido de familiar de Wilson dos Santos, justificando que a repercussão estava causando mal à saúde da filha dele, que está em tratamento contra a Covid. “Apaguei, por consideração, mas não retiro o que disse, não poderia deixar de dar minha opinião, mostrar indignação, foi desrespeito, além de tirar sarro das várias mortes que aconteceram em Coxim”, disse Gleycielli Nonato.

Ainda na entrevista ao Campo Grande News, o secretário disse que não se abalou com as críticas. “Eu fiz uma brincadeira com minha esposa, dentro de casa, jamais ia sair para fora isso”, disse. Wilson dos Santos conta que o vídeo foi feito no último dia de resguardo depois de ter se infectado pela Covid e que estava “se liberando daquela situação”. A esposa mandou para o primo e ele para os irmãos, acabando por circular na cidade.

“Eu sou consciente de tudo, mas eu sou essa pessoa, sou assim, se não tivesse feito, ia fazer”, afirmou o secretário, acrescentando que não quis fazer mal a ninguém, mas também está “pouco se lixando” para o que pensam. “Se tem 10 contra mim, tem outros 25 a favor”. Também disse que cada um tem direito de interpretar como quiser. O secretário contou que, além dele, esposa, filhos e netos também foram infectados pela Covid e, por isso, reconhece a seriedade do assunto. “Eu vou lá criticar uma situação dessa?”.

https://youtu.be/uYV-Qyr8E2c