m plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando os recursos públicos ficaram escassos e os que existem precisam ser investidos em medidas de prevenção à doença, o Ministério Público do Mato Grosso (MPMT), órgão que deveria dar o exemplo, comprou 400 celulares com tecnologia de ponta avaliados em R$ 2,2 milhões que serão usados por promotores e procuradores de Justiça.
Se os Ministérios Públicos dos Estados vizinhos, como Mato Grosso do Sul e Goiás, decidirem seguir o exemplo dos colegas do Mato Grosso, os orçamentos públicos desses Estados vão ficar apertado. Afinal, o MP do Mato Grosso “torrou” R$ 2,2 milhões para adquirir aparelhos celulares de última geração, como Iphone 11, Galaxy Note 20 e Galaxy S10, sendo que somente do primeiro modelo foram compradas 201 unidades.
Em nota, o Ministério Público do Mato Grosso esclareceu que os notebooks que estão em uso pelos membros do órgão perderam a garantia, já que os contratos firmados anos atrás para sua aquisição se esgotaram. Disse ainda que contratos para fornecimento de novos computadores de mesa já acabaram e teve a necessidade de novas aquisições para substituí-los.
O órgão argumenta que foram feitos estudos que apontaram que a melhor alternativa seria a troca por aparelhos celulares de tecnologia de ponta, por diversas razões. “O trabalho remoto tem avançado cada vez mais nos órgãos e instituições do sistema de Justiça, incluindo o Ministério Público, exigindo dos promotores agilidade e versatilidade em sua atuação institucional, realizando despachos e outros procedimentos fora dos seus locais de trabalho”, traz nota do MPMT.
O MPMT salientou que os estudos apontaram que os celulares, que têm preços similares aos de computadores de mesa e notebooks, além de disporem de ferramentas mais modernas e maior memória, proporcionam mais segurança, reduzindo a possibilidade de ataques cibernéticos aos sistemas do Ministério Público. Entre os membros que receberão os aparelhos, estão os promotores de Justiça substitutos recém aprovados em concurso público e que tomarão posse em 2021.
Vai vendo!!!