O feriado prolongado do Dia dos Finados na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul teve um saldo de quatro execuções, sendo todas em um único dia. No sábado (31/10), quatro pessoas assassinadas por pistoleiros, sendo uma em Pedro Juan Caballero (PY), uma em Ponta Porã (MS) e duas em Canindeyú (PY).
Com essas quatro mortes, o número de execuções na região chega a 101 somente neste ano, sendo 8 mortes em janeiro, 10 em fevereiro, 12 em março, 8 em abril, 7 em maio, 9 em junho, 5 em julho, 11 em agosto, 16 em setembro e 15 em outubro.
A primeira execução foi de Leandro Reis do Nascimento, 34 anos, que morreu na hora ao levar vários tiros de pistola calibre 9 mm na cabeça quando estava na Avenida Brasil, próximo ao Edifício Itacolomi, em Ponta Porã, em companhia de Emerson da Silva Miguel, de 41 anos, mais conhecido como “Fininho”, que também foi atingido por três tiros, mas conseguiu sobreviver após ser socorrido e levado para o Hospital Regional.
Um dos três tiros contra “Fininho” foi próximo à coluna cervical e, por isso, ele segue internado em estado considerado estável. A Polícia Civil vai analisar as câmeras de segurança do local para tentar descobrir o que aconteceu e a possibilidade de identificar o atirador ou atiradores.
Testemunhas que estavam em uma casa noturna onde as vítimas foram vistas também serão ouvidas. Um carro com placas de Várzea Grande (MT) foi abandonado nas proximidades de onde ocorreu o crime.
Outra execução
A segunda execução do dia foi de André Vinícius Cigera, 24 anos, que foi morto também com tiros de pistola calibre 9 mm e de fuzil 765 mm quando caminhava na calçada na cidade de Pedro Juan Caballero. Ele teria sido acompanhado por uma Toyota Hilux branca quando foi alvejado.
O rapaz estava caminhando com outra pessoa, que também ficou ferida, segundo a Polícia Nacional do Paraguai. No entanto, ela conseguiu fugir e os policiais investigam as entradas nos hospitais da cidade para tentarem descobrir de quem se tratava.
O jovem, que era natural de Cuiabá (MT), e a outra pessoa que estava com ele caminhavam pela calçada, entre as ruas Ytororo e Carlos Antônio Lopez, no Bairro San Antônio, quando foram alvejados. Agentes da Polícia Nacional do Paraguai estiveram no local do crime e disseram que imagens de câmeras de segurança ajudarão a identificar os criminosos.
Duplo homicídio
Também no sábado dois homens, ainda não identificados, foram executados a tiros no fim da tarde, em Canindeyú, cidade paraguaia que faz fronteira com Paranhos (MS). A dupla foi surpreendida pelos atiradores enquanto seguia de motocicleta próximo à Colônia 7 Montes.
Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, que ainda apura as circunstâncias da execução, a hipótese mais provável é de que os dois homens tenham sido executados por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Os dois homens teriam alguma pendência com os traficantes e foram mortos como acerto de contas.