A fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, que tinha sido reaberta, mas foi novamente fechada ontem (07), deve ser oficialmente liberada no próximo dia 15 de outubro em evento com os presidentes Jair Messias Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo Benítez (Paraguai).
O Palácio do Planalto confirmou a vinda do presidente Jair Bolsonaro a Mato Grosso do Sul para reabertura da fronteira, que foi fechada em março por causa da pandemia da Covid-19. Além da linha entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, também serão liberados os acessos entre Mundo Novo e Salto del Guairá.
Além de Bolsonaro, o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, o Marito, também participará da cerimônia. Está confirmada também a vinda do ministro de Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, e do ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite.
Ainda conforme o Palácio do Planalto, no mesmo dia também será reaberta a Ponte da Amizade, entre “entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Apesar de oficialmente ainda fechada, nos últimos dias o fluxo de pessoas entre Brasil e Paraguai seguia livre, com os militares do país vizinho fazendo a popular ‘vista grossa’ para quem passava.
A situação, com a Covid-19, por ora com números controlados, é vista com bons olhos para quem já se acostumou a viver nos dois lados. No entanto, nesta terça-feira (6), imagens de caminhões do Exército paraguaio com militares se movimentando na fronteira seca com o Brasil gerou temor de novo fechamento do fluxo de pessoas entre os dois países.