Apesar de a pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) ainda estar com números altos, o Governo do Paraguai acabou cedendo à pressão dos empresários do país vizinho e anunciou uma nova flexibilização dentro da chamada “Quarentena Inteligente”, que vem sendo cumprida desde março no começo da pandemia.
Um decreto promulgado pelo presidente Mário Abdo Benitez autoriza a abertura parcial e temporária de postos de controle de migração e em portos e aeroportos. Autoridades sanitárias paraguaias devem dar mais informações sobre a medida, mas o documento divulgado anuncia que a abertura será feita de acordo com as restrições e protocolos sanitários vigentes dentro do “Estado de Emergência Sanitária” declarada pelo Governo.
De acordo com o decreto, os postos de controle de imigração autorizados são o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Concepción, a Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz e Puerto Triunfo, em Itapúa; a passagem por Yacyretá, em Misiones; a Ponte da Amizade e o Aeroporto de Guaraní, em Alto Paraná. Além disso, Puerto José Falcón, em Presidente Hayes, a passagem por Pedro Juan Caballero, em Amambay, o escritório Salto del Guairá e o bairro 20 de Setentación, em Canindeyú, Carmelo Peralta no Alto Paraguai, e o prefeito Infante Rivarola em Boquerón.
Já a Lista de Postos de Controle Migratório apenas para tripulantes e cargas autorizadas são Puerto Itá Enramada e Santa Helena- Brasil (Controle Integrado). Com isso não há por enquanto uma possibilidade da volta de circulação de turistas entre as cidades que fazem fronteira com o Mato Grosso do Sul e a Linha Internacional deve permanecer fechada, mas todos os detalhes desta nova fase de flexibilização sanitária serão apresentados no decorrer desta quarta-feira pelas autoridades paraguaias.