O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, conselheiro Antonio Rivas, anunciou que avançou em 85% o protocolo sanitário para a reativação do comércio na fronteira do Paraguai com o Brasil. Ele explicou que as negociações estão caminhando de forma positiva e, em aproximadamente 10 dias, o comércio poderá ser reativado.
Em paralelo, o conselheiro disse que também trabalha com um modelo similar com as cidades que fazem fronteira com a Argentina. No caso do Brasil, conforme ele, a situação está mais avançada nas cidades de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS), e Salto del Gauirá, que faz fronteira com Guaíra (PR), onde a liberação deve acontecer nos próximos dias.
Antonio Rivas destaca que as autoridades estão unidas em coordenar ações conjuntas para concretizar o plano de abertura na fronteira para amenizar o impacto econômico provocado pelo fechamento, que começou em março. Desde o fim de julho, em Pedro Juan Caballero, foi adotado o sistema de delivery na fronteira, que consiste na venda de produtos paraguaios para os compradores brasileiros via telefone e, depois, levar essas mercadorias até a linha internacional, onde são retiradas pelos compradores.