Com a fronteira entre o Paraguai e Brasil fechada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os traficantes de drogas têm de se virar como pode e uma saída está sendo a criação de depósitos para deixar a maconha nas cidades fronteiriças. Nesta terça-feira (23), policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) encontraram, em Ponta Porã (MS), mais um desses locais e prenderam três homens com idades de 18, 19 e 47 anos e apreenderam um adolescente de 17 anos.
Além disso, no suposto depósito, foram apreendidas 10 toneladas de maconha e um caminhão, que deveria ser utilizado pelos traficantes para levar a droga para os grandes centros consumidores no Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. O depósito funcionava na Rua Projetada, no Bairro Jardim Ibirapuera, em Ponta Porã, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY).
Dividido em fardos, o entorpecente foi apreendido por policiais do DOF, durante a Operação Hórus, desenvolvida pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), como parte de estratégia do Ministério da Justiça. A droga estava sendo embarcada no caminhão baú. O aumento no número de apreensões de maconha na fronteira é debitado à época de colheita da droga na região.