Nesta semana, o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul explodiu e já soma 213 casos e 7 mortes, sendo que 37 dos infectados e três mortes são apenas da cidade de Três Lagoas (MS), que se tornou o novo epicentro da doença no Estado. O alto índice de contágio no município foi registrado em apenas um lugar: a Casa de Repouso Leituga, que é destinada somente para idosos.
Agora, Três Lagoas só perde para Campo Grande, onde já são 108 casos de Covid-19, porém, a população da Capital é de quase um milhão de habitantes e a do município do interior está na casa dos 100 mil. Na sexta-feira (24), a Secretaria Estadual de Saúde anunciou 27 novos casos da doença, 13 deles só em Três Lagoas, 12 na Capital e outros dois em Corumbá. Do total de sete mortos, dois são em Campo Grande, dois em Batayporã e três em Três Lagoas.
As três mortes de Três Lagoas residiam na Casa de Repouso Leituga e tinham outras comorbidades. O último óbito foi registrado pela Secretaria Municipal de Três Lagoas na manhã de ontem (24) e é de uma idosa de 74 anos que estava internada em estado grave no Hospital Auxiliadora. Além dela, outros dois idosos morreram em decorrência da Covid-19, um homem de 87 anos e uma mulher de 81 anos.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, há outros 10 casos confirmados do novo coronavírus na Casa de Repousa Leituga, dos quais cinco são profissionais de saúde e cinco idosos. O primeiro caso registrado no local foi no dia 5 de abril e, desde então, tanto os profissionais de saúde, quanto os internos estão isolados.
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas alerta que o pico de casos de Covid-19 na cidade será de 15 a 20 de maio. Para agravar o quadro, o comércio local, que estava fechado desde março, reabre na próxima segunda-feira (27) com restrições, mas talvez essas medidas não sejam suficientes para impedir um aumento significativo de casos da doença.
Vai vendo!!!!