Na guerra à Covid-19, Prefeitura faz a descontaminação do Mercadão e da 14 de Julho
Por determinação do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, as equipes do município aliadas a soldados do Exército e da Marinha iniciaram uma nova “batalha” na guerra à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Trata-se da descontaminação de locais de grande circulação, como o Mercadão Municipal e a Rua 14 de Julho, que teve início na noite de ontem (22) e vai incluir também a Feirona e as feiras livres nos bairros da cidade.
Na Feira Central o combate começou às 7h00 dessa quinta-feira (23/04) e já estará pronta reabertura para o público já na sexta-feira.
Com apoio de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, os locais passaram por higienização e desinfecção de modo a mitigar os impactos causados pela Covid-19. Os trabalhos, que também abrangem a descontaminação de ruas de nove bairros da Capital: Pioneiros, Mata do Jacinto, Aero Rancho 4, Jardim Petrópolis, Coophatrabalho, Vila Jaci, Piratininga, Guanandi e Moreninhas.
O prefeito Marquinhos Trad reforçou que trabalho de descontaminação abrange todas as sete regiões de Campo Grande para evitar a pandemia. “Nada está sendo feito sem planejamento, é um trabalho que será acompanhado diariamente nos locais onde foram descontaminados. As equipes da secretaria vão vir aqui escolher algumas pessoas e farão o teste e se testar positivo é porque o vírus está na região, daí nos repetimos o trabalho”, frisou na noite de ontem.
A operação está sendo realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (GptOpDefNBQR), da Marinha do Brasil, com apoio de militares do Exército Brasileiro. No decorrer da operação estão sendo tomadas medidas protetivas no entorno do local, como isolamento e interdição de acessos, visando garantir a segurança da população e dos profissionais que participarão da atividade.
De acordo com tenente-coronel do Exército Sérgio Alves, o trabalho está sendo feito pelo Comando Conjunto do Oeste para proporcionar segurança às pessoas que utilizam diariamente o Mercado Municipal para fazer suas compras. “Após a descontaminação no Mercado Municipal com a atuação de 32 militares, será a vez da Santa Casa de Campo Grande”, avisou.
O oficial de operações, capitão de corveta da Marinha Renato Silva, explicou que no 6º Distrito Naval de Corumbá tem uma equipe de descontaminação e esta equipe foi deslocada para Campo Grande para fazer os trabalhos em conjunto com o Exército. “Aqui em Campo Grande estamos dando ênfase na parte biológica em razão desse vírus. Antes mesmo da pandemia já existia este grupo e estamos focando nesta descontaminação, que é feita em três etapas: na primeira etapa o isolamento da área que é feito pela equipe do Exército, a segunda etapa é a parte interna descontaminando as paredes e as partes que a população mais utiliza e na terceira parte é a pulverização na parte externa”, finalizou.