Importantes aliados no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, pelo menos 33 policiais militares estão com suspeita de terem contraído a doença, segundo informações da própria Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) repassadas ao jornal Correio do Estado.
Por apresentarem sintomas da Covid-19 depois de contatos com pessoas contaminadas, os PMs tiveram de ser afastados do restante da tropa. Atualmente, o Estado tem 168 casos confirmados da doença com cinco mortes, sendo que somente em Campo Grande são 87 casos e duas mortes, enquanto os demais casos e mortes estão espalhados por outros 19 municípios.
Outros 12 policiais civis de Miranda tiveram de fazer o teste após dois presos transferidos de São Paulo apresentaram sintomas e terem a doença confirmada. A Sejusp informou ao jornal que os testes do grupo de policiais civis de Miranda deram negativo para a Covid-19.
Mato Grosso do Sul já recebeu seis mil testes para detectar Covid-19, sendo que essa remessa é destinada para testar médicos e policiais que estão atendendo a população. A Sejusp confirmou que estão sendo feitos testes em policiais civis e militares de todos os municípios, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.