A equipe de fiscalização do Procon teve trabalho ao longo deste ano de 2019 em Mato Grosso do Sul, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (27) pelo órgão de defesa do consumidor. De janeiro até este mês de dezembro, foram 31.635 atendimentos, a maioria deles, ou seja, 58,32%, ligados a assuntos financeiros e serviços essenciais. O número representa um aumento de 1,57% na comparação com 2018, quando foram 31.144 atendimentos.
No período analisado, foram 11.810 encaminhamentos de Cartas de Informações Preliminares (CIPs), abertas 9.149 reclamações, feitas 8.223 consultas simples e feitos 1.328 encaminhamentos à fiscalização, além de procedimentos em quantidades menores. Nas áreas de serviços financeiros, a estatística mostra 9.761 atendimentos, enquanto em serviços essenciais foram 8.191.
Além disso, foram computados serviços privados, saúde, alimentação e habitação entre outros. Por meio do telefone 151, foram realizadas 6.140 orientações, sendo que o levantamento demonstra que as empresas ou assuntos mais demandados foram energia elétrica (2.796), estabelecimentos comerciais (2.240), bancos (2.144) e telefonia celular (2.091).
Também houve demanda por atendimento de telefonia fixa e celular, cartões de crédito, água e esgoto, escolas, agências e operadoras de viagem, TV por assinatura, combustíveis, transporte rodoviário e cursos livres, entre outros. Os problemas que mais demandaram atendimento do Procon foram, pela ordem, cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobranças englobando valores, reajustes, contratos e orçamentos, produtos com vícios, não cumprimento ou alteração de contratos e recusa injustificada na prestação de serviços, por exemplo.
Entre os fornecedores com maior índice atendimento a reclamações, a Energisa lidera o ranking com 2.346 atendimentos, seguida pela Águas Guariroba e Telefônica do Brasil S.A. Também fazendo parte da lista Claro, Banco Bradesco, Casas Bahia, Banco BMG, Caixa Econômica Federal, Bradescard, Sky do Brasil, Tim, Brasil Telecom, Banco Santander, Anhanguera Educacional, Pernambucanas Financiadora S/A, Banco do Brasil, Magazine Luiza e Banco Panamericano.