Que as lojas de departamento são campeãs de reclamações por parte dos clientes nos órgãos de defesa do consumidor não é novidade nenhuma, mas serem autuadas por desrespeitarem o atendimento a clientes preferenciais já passa do razoável.
Pois foi exatamente isso que uma unidade da rede Magazine Luiza em Campo Grande (MS) fez e, conforme o Procon, as lojas do grupo são reincidentes nesse tipo de transgressão.
Ao receber uma quantidade elevada de denúncias de transgressões à legislação que regula a boa relação entre fornecedor e consumidor, a equipe de fiscalização do órgão foi até o estabelecimento e constatou o desrespeito.
No local, o maior número de denúncias comprovadas foi a ausência de atendimento prioritário ou preferencial a pessoas com idade superior a 60 anos ou portadoras de necessidades especiais. O caso mais grave, o que é considerado “prioridade da prioridade”, ou seja, atenção diferenciada a pessoas com mais de 80 anos que ainda fazem questão de se responsabilizar pela solução de seus problemas, como o pagamento de boletos ou prestações diversas.
A unidade da Magazine Luiza autuada pelo Procon não oferece condições para atendimento preferencial e, quando há identificação de local específico para este tipo de serviço, o caixa identificado está desativado, tendo necessidade das pessoas se aglomerarem em uma fila única. E, muitas vezes, o consumidor precisa valer-se dos móveis que estiverem próximo para aguardar de maneira mais cômoda.
Devido às irregularidades detectadas, a equipe do Procon expediu auto de infração, tendo concedido prazo para a empresa apresentar justificativa e regularizar o atendimento.