Os agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), lotados nas cidades paraguaias de Pedro Juan Caballero e Concepción, desencadearam uma operação em área de mata na cidade de Karapa’i, na região de Capitán Bado, que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS), onde destruíram uma base composto por vários campos, que formavam um complexo para a produção, coleta e processamento de grandes volumes de maconha, causando um prejuízo de quase US$ 1 milhão aos criminosos.
A ação, liderada pelo promotor de Justiça Marco Amarilla, encontrou três campos de drogas equipados com 11 prensas de ferro, três guilhotinas, 23 macacos hidráulicos, forragens, grades de proteção, balanças eletrônicas e fumigadores. Dentro deles, foram apreendidos 12,2 toneladas de maconha picada, 233 quilos de maconha prensada, 229 gramas de maconha conhecida como marroquina e 50 quilos de sementes de maconha.
Os policiais ainda destruíram quatro hectares de plantação de maconha, com uma produção final potencial de 12 toneladas da droga. Além disso, apreenderam uma caminhonete S10, uma picape Nissan e uma motocicleta Kenton. Por determinação do representante do Ministério Público, os campos de produção e plantação foram destruídos e materiais apreendidos.