Quatro dias após um acadêmico brasileiro do curso de Medicina de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), ser preso com quase 300 quilos de maconha e 1 quilo de pasta base de cocaína indo para Dourados (MS), mais uma universitária do mesmo curso foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã ao ser flagrada com um pé de maconha em seu apartamento.
A universitária Nayra Thais Ferreira, 27 anos, que faz Medicina em Pedro Juan Caballero, foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil no sábado (19) por volta das 11h15hs após ser flagrada com uma planta de maconha em seu apartamento situado na Rua Antônio João, na área central de Ponta Porã. Os investigadores foram informados da existência de planta de maconha, chegaram e confirmaram o fato.
A diligência policial culminou na apreensão da planta de maconha que pesou aproximadamente 200 gramas e a universitária foi encaminhada para a Polícia Civil. No local, ela informou que já fez uso da droga, mas que, com apoio do namorado, teria abandonado o vício e jogado fora as sementes, que teriam caído no balde e germinado, sendo que a planta era meramente ornamental.
Após ser ouvida pelo delegado Caio Macedo, ela foi liberada e responderá um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) pelo fato ser tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes de menor relevância, que tenham a pena máxima cominada em até 02 anos de cerceamento de liberdade ou multa.
Outro caso
No dia 16 de outubro, outro universitário de Medicina foi encaminhado à Delegacia de Polícia ao ser flagrado com quase 300 quilos de maconha e 1 quilo de pasta base de cocaína no município de Dourados (MS). Trata-se de Afonso Rogerio Barriquelo, 40 anos, natural do Estado de São Paulo, que foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE) a bordo de uma caminhonete da marca Ford, placa HQI-2555, de São Paulo (SP).
O universitário demonstrou nervosismo desnecessário durante a abordagem e os policiais militares rodoviários realizaram uma busca minuciosa, que possibilitou encontrar a carga de maconha sobre o assoalho da carroceria. Neste momento, o estudante manifestou aos policiais que era universitário do curso de Medicina de Pedro Juan Caballero, onde tinha pegado o veículo já preparado em um posto de combustíveis situado na MS 164 e iria até Dourados.