A semana inicia tão quente na fronteira como terminou. Após dois corpos serem encontrados dentro de carro incendiado no domingo (15), nesta segunda-feira (16) um empresário brasileiro da área de escavação de poços artesianos foi atacado e morto a tiros por pistoleiros em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Com mais essa execução, o número de homicídios cometidos por pistoleiros na região sobe para 109 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio, 20 em junho, 17 em julho, 12 em agosto e 8 em setembro.
Trata-se do empresário Antônio Antun de Lima, 57 anos, que foi atacado por pistoleiros na manhã desta segunda feira (16), por volta das 7h25, quando chegava à sua empresa, situada na Rua Carlos Antônio López, no Bairro Santo Antônio, em Pedro Juan Caballero. Ele estava a bordo de um veículo da marca Ssangyong, modelo Corando, cor branca, placa IAS-330, do Paraguai, quando foi atacado com sete disparos de pistola do calibre 9 mm.
Os pistoleiros estavam a bordo de uma motocicleta e, após realizarem os disparos, fugiram. A vítima, segundo informações, recebeu dois dos sete tiros e foi socorrida, sendo levada, ainda com vida, para uma clínica particular, onde, por volta das 13 horas, faleceu.
Alertados sobre o caso, os agentes da Divisão de Homicídios e da Polícia Técnica chegaram ao local do ataque, onde recolheram evidências com o apoio do promotor de Justiça Gabriel Segovia. Até o momento não se tem informações que indiquem a motivação do assassinato na qual perdeu a vida o empresário brasileiro.
Nos últimos dias foram instaladas várias câmeras de monitoramento do Sistema 911 da Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero. Essas câmeras teriam gravado toda a ação dos pistoleiros e a Polícia acredita que isso pode facilitar a identificação dos criminosos.