O que era para ser exceção nas agências bancárias de Campo Grande virou regra. E uma regra que prejudica muito os usuários.
Cinco agências bancárias, duas do Bradesco, uma do Banco do Brasil, uma da Caixa Econômica Federal e outra do Itaú/Unibanco foram autuadas pela fiscalização do Procon durante visitas realizadas nos dias 12 e 13 de agosto.
Esse empenho do órgão é uma das ações do programa Fila Zero, que tem como objetivo levar as organizações de crédito a desenvolverem seu trabalho de atendimento ao consumidor obedecendo o que estabelecem as normas legais.
Em todas as unidades fiscalizadas pelo Procon Estadual foram detectadas irregularidades que, de forma sistemática e em repetidas vezes, já foram motivo de autuação dessas mesmas agências, que insistem em permanecer prejudicando.
A campeã na demora é a agência do Bradesco da rua Cândido Mariano, 1 541, onde há demora excessiva para o atendimento.
Além da demora outras irregularidades foram detectadas repetidamente em todas as unidades de crédito visitadas, como é o caso da emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível, não existência de senhas prioritárias para atendimento em mesas e falta de registro de horário de saída nesse tipo de procedimento. A maioria das agências não possui placa ou cartaz identificando local para atendimento preferencial para gestantes, lactantes, mães com crianças ao colo, idosos e portadores de necessidades especiais ou de síndrome de autismo.
Já na agência do Itaú/Unibanco não é respeitada a prioridade especial a que têm direito pessoas com idade superior a 80 anos. Todas as diligências foram provocadas por denúncias de consumidores por meio do telefone 151 ou pelo aplicativo “fale conosco” que é parte integrante do site www.procon.ms.gov.br. O consumidor dispõe, também de outras maneiras para denunciar, ou seja, o aplicativo de watsapp com o número 9 9158 0088, ou pessoalmente na sede do Procon Estadual na rua 13 de Junho 930.