Dois paraguaios foram detidos – e um deles ainda é procurado – graças ao pedido de prisão feito pela Argentina no contexto de uma investigação que desmantelou a megaestrutura do tráfico de armas, que operava com perigosos grupos criminosos do Brasil – PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho (CV).
A Interpol do Paraguai prendeu Carlos Federico León e Eduardo Ramírez, ambos com histórico de tráfico de armas no país vizinho, desde 2016, e que eram procurados pelas autoridades argentinas por supostamente pertencerem a essa estrutura criminosa que comercializava armas que presumivelmente estavam destinadas ao Brasil, mas circulando no Paraguai.
Óscar Ariel Caballero, que também tem um mandado de prisão internacional, é o único ainda fugitivo. A investigação veio à tona depois de 26 de junho passado, as autoridades argentinas – em uma série de ataques – encontraram um arsenal de guerra, que eles presumiram que foram vendidos a perigosos grupos criminosos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) eo Comando Vermelho.