O adolescente identificado como Isabelino Penayo, 17 anos, foi executado a tiros nesta quinta-feira (25) e teve o corpo jogado em estrada a 80 quilômetros da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Com mais esse assassinato, o número de homicídios cometidos por pistoleiros na região sobe para 87 somente neste ano, sendo 11 em janeiro, 9 em fevereiro, 15 em março, 8 em abril, 9 em maio, 20 em junho e 15 em julho.
Segundo informações da Polícia Nacional do Paraguai, Isabelino Penayo tinha em aberto uma ordem de captura por homicídio e tentativa de homicídio cometidos em 2018 e 2019, respectivamente. A execução aconteceu quando ele transitava a bordo de uma motocicleta da marca Star SK 125 cc pela Rota 5 e, na altura do quilômetro 137, na região da Colônia Aquidaban Cañada, foi parado pelos pistoleiros.
Conforme testemunhas, os pistoleiros, que também se encontravam em uma motocicleta, iniciaram uma conversa com ele e, após vários minutos de diálogo, dispararam quatro tiros de arma de fogo, possivelmente uma pistola calibre 9 mm. Os tiros atingiram a altura da cabeça, braços e pescoço do adolescente, que morreu antes mesmo de receber socorro médico.
Investigadores da Divisão de Homicídios da Polícia Nacional do Paraguai, do Departamento de Concepción, foram alertados e, ao chegarem até o lugar indicado, verificaram a veracidade do caso, realizando os procedimentos de rigor. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Concepción a espera dos familiares.
Ainda segundo os investigadores, o adolescente tinha sido indiciado como autor do ataque aos comerciantes Anastacio Silva Torres, 45 anos, e sua esposa, Alicia Isabel Brizuela, 35 anos, ocorrido no dia 24 de junho deste ano na cidade de Yby Yau, situada a 104 quilômetros da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.