O Consórcio Guaicurus, que explora o serviço de transporte coletivo urbano em Campo Grande, foi atuado pela equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) devido à incidência de atrasos no atendimento aos usuários por parte das empresas de ônibus.
Após receber denúncias feitas pelos passageiros que se utilizam desses serviços diariamente, o Procon realizou uma ação visando verificar se as reclamações procediam. O trabalho ocorreu em pontos de ônibus localizados tanto na região central, quanto em diferentes bairros, permitindo constatar a veracidade das denúncias.
Passageiros tiveram de esperar, em vários casos, por aproximadamente meia hora para a chegada do veículo mesmo fora do horário de pico e, consequentemente, foram prejudicados para atender compromissos. Outras irregularidades também vêm acontecendo como é o caso ausência de informações adequadas quanto aos valores a serem cobrados para substituição de cartões recarregáveis quando ocorre perda ou avaria.
A falta de informações relacionadas ao itinerário e horários nas diversas rotas, que deveria ser clara para o usuário (consumidor dos serviços) em flagrante desrespeito à Lei Federal 12,587 de janeiro de 2 012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade urbana. Se não bastassem, o número de telefone (0800), divulgado pela empresa como serviço de atendimento ao usuário, não funciona.
No objetivo de testar tal serviços foram realizadas várias tentativas de ligações, independentemente de ser por meio de telefone celular ou fixo, em dias consecutivos, sem se obter sucesso. Em razão das repetidas infrações ao direito do consumidor, foi expedido auto de infração notificando o Consórcio Guaicurus a providenciar solução para os problemas denunciados.