O elevado número de reclamações e denúncias de clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Sicredi em Campo Grande levou as equipes do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) a realizaram diligências e autuarem 12 agências bancárias em apenas dois dias.
As agências autuadas pelo Procon são as do Banco do Brasil no Jardim dos Estados, Comando Militar do Oeste e Júlio de Castilhos, as da Caixa Econômica Federal na Avenida Afonso Pena e 13 de Maio, as do Bradesco na Júlio de Castilho, Calógeras e duas na Marechal Rondon, as do Santander na Marechal Rondon e Júlio de Castilhos e a do Sicredi na Rua 13 de Maio.
As irregularidades mais comuns encontradas nas 12 agências foram excesso de demora no atendimento das pessoas, que em lei municipal está previsto como “tempo razoável” até 15 minutos em dias normais, até 20 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e recebimento de tributos e, ainda, de 25 minutos em vésperas de feriados prolongados.
Nesse item, com exceção do Sicredi, todas as agências visitadas foram autuadas. Houve casos em que na Caixa Econômica teve a necessidade de espera de uma hora e 40 minutos e superior a duas horas em uma das agências do Banco do Brasil. Também recorrente e registrado em todas as agências a ausência de placas que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças no colo, portadores de necessidades especiais e autismo e, principalmente no encaminhamento em mesas.
Na maioria dos locais não existia exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Também vista como irregularidade, a falta de registro do término do atendimento nas mesas, o que impossibilita ao consumidor encaminhar reclamações. A expedição de senhas ou comprovantes em papel termossensível, registrada em todas as agências é um dos itens considerados irregulares, uma vez que a sua duração é mínima.
Uma exigência contida em Lei, a fixação de aviso onde contenha o número 151 (disque denúncia do Procon) está sendo alvo de desobediência em grande número de unidades bancárias visitadas pela fiscalização do órgão estadual de defesa do consumidor.