Cinco brasileiros e dois paraguaios suspeitos de fazerem parte da poderosa organização criminosa Primero Comando da Capital (PCC) foram presos ontem (03/05) em uma casa localizada na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS). Com o grupo, também foi apreendido um grande arsenal de rifles e munições de vários calibres.
Os presos de nacionalidade brasileira foram Diego Vieira dos Santos, 21 anos, Allan Gabrecht dos Santos, 21 anos, Laurindo de Sousa Neto, 26 anos, Luís Antônio Varela da Silva, 21 anos, e David Timoteo Ferreira, 33 anos, enquanto os paraguaios detidos são David Felix Sanchez Escobar, 27 anos, e Marcelo Gayoso, 22 anos.
A prisão foi às 16 horas em uma casa localizada na esquina da Rua Bernardino Caballero com a Rua Felix Pérez Cardozo, no Bairro Reyes Católicos, e teve o comando do agente antinarcóticos da Polícia Nacional, Baldomero Jorgge, e do promotor de Justiça Samuel Valdez, que cumpriram mandado de busca assinado pelo juiz Cándido Insfrán.
Arsenal encontrado
Os policiais acharam na casa invadida várias armas de fogo e munição de vários calibres, bem como cocaína, maconha, 15 aparelhos celulares com chips e três coletes à prova de balas. De acordo com fontes, o arsenal era composto por um fuzil AM15, calibre 5.56, com cinco carregadores, um fuzil AK47, calibre 7.62, com 8 carregadores, um fuzil Fal, calibre 7.62, com um carregador.
Também foram apreendidos mil cartuchos calibres 5.56, mais 500 cartuchos calibre 7.62, mais 25 cartuchos calibre 7.62 e 12 cartuchos calibre .357. Além de três carros e uma van.
Ligação com máfia
Os pesquisadores acreditam que os detidos seriam membros do PCC, que opera com grande força no Paraguai. Os veículos apreendidos e confiscados foram transferidos para a sede da Investigação Criminal de Amambay, enquanto outras evidências foram levadas para o escritório regional de Narcóticos.