Unanimidade! Com qualidade duvidosa, Consórcio autuado agora por constranger os passageiros

Se já não fossem suficientes os constantes atrasos dos ônibus do transporte coletivo urbano e as condições precárias dos veículos, agora o Consórcio Guaicurus, que explora o serviço em Campo Grande (MS), coloca funcionários despreparados para importunar os passageiros que aguardam nos terminais de transbordo.

Felizmente, uma equipe de fiscalização do Procon flagrou uma dessas arbitrariedades e autuou o Consórcio Guaicurus na quinta-feira (5). Um funcionário de empresa de segurança terceirizada pela concessionária reteve o cartão de passe de pessoas que utilizam transporte coletivo urbano no Terminal de Transbordo da Praça Ari Coelho, no centro da cidade.

A irregularidade consiste na abordagem de usuários dos ônibus e, ao detectar desgastes no cartão de passe, o segurança os retém e sugere ao beneficiário que, no menor tempo possível, se dirija ao escritório do consórcio detentor da concessão, local onde emite o documento, para solicitar a substituição por uma segunda via.

Ocorre que o cartão só é gratuito quando emitido pela primeira vez e, se houver necessidade de substituição. é cobrada uma taxa de R$ 11,85 no caso de idoso. Já, para o cartão cidadão, de acordo dom informações do consórcio, não existe custo.

Apesar do segurança afirmar que estava ali cumprindo determinações da direção do Consorcio Guaicurus, este garante que os idosos que tiveram seus cartões retidos não sofrerão prejuízos. Segundo ele, desde que apresentem documento de identidade com foto comprovando ter mais de 65 anos, terão acesso aos ônibus liberado.

Há que se considerar, entretanto, que as pessoas passam por constrangimento. Como ocorre a cada autuação, foi expedido o auto e concedido prazo para a empresa apresentar justificativa e defesa. Graças a procedimentos equivocados como esses que o Consórcio Guaicurus vai caindo no descrédito junto à população.

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