Tretas do Trutis! Traição de deputado ao colega Siqueira acaba sendo corrigida na Justiça

Por essa o deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, não esperava. Aos 45 minutos do segundo tempo, o “nobre” parlamentar sofreu um revés na Justiça e perdeu o direito de ser o candidato da sigla na disputa pela Prefeitura de Campo Grande (MS), que agora será o vereador Vinícius Silveira (PSL).

Segundo o site O Jacaré, a juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine, da 44ª Zona Eleitoral, declarou, em sentença publicada neste domingo (27), que o candidato do partido será mesmo o vereador. O PSL terá 24 horas para definir o candidato a vice-prefeito e poderá substituir a publicitária e corretora de imóveis Lilian Durães.

Os candidatos a vereador homologados na convenção não vão sofrer alteração, pois a magistrada focou somente na validade dos votos dos convencionais. “A leitura do art. 48-A há que ser feita em conjunto com a composição da Comissão Provisória Municipal prevista no art. 29, e os artigos que preveem a competência dos membros das comissões (73, I; 75, I e 77) normas do Estatuto do PSL. E por tal razão, há que se concluir estarem legitimados a votar, como titulares, na Convenção os ocupantes dos cargos de presidente, secretário, tesoureiro, vogal e representante da Câmara de Vereadores”, pontuou.

Ainda de acordo com ela, dos convencionais presentes e que tiveram na ocasião da convenção seu voto considerado, em número de sete, segundo informado pela Comissão Provisória, destes quatro titulares e três suplentes, um suplente se absteve (Primeiro Secretário). “O pretenso candidato Loester obteve dois votos válidos, referentes aos titulares (presidente e tesoureiro geral), devendo ser desconsiderados os votos dos dois suplentes (vice-presidente e primeiro tesoureiro). O pretenso candidato Vinícius obteve dois votos de titulares (secretário geral e primeiro vogal)”, analisou.

A princípio, a votação terminou empatada em dois a dois, já que Vinícius Siqueira não teve o voto computado pelo adversário, que presidia a convenção do PSL. Tio Trutis alegou que ligou para o vereador, que não atendeu o telefone para votar durante a sessão secreta. Siqueira confirmou que não atendeu porque queria tudo registrado na plataforma Zoom, que foi desligada durante a votação.

“O requerente (como representante da Câmara de Vereadores) não teria manifestado o voto. Considerando-se os votos dos titulares e desconsiderando os dos suplentes, portanto, haveria empate em relação aos dois pretensos candidatos para concorrer ao pleito pela majoritária municipal. Resta, agora, decidir a afirmação de ausência de coleta do voto do requerente”, concluiu a magistrada, levando ao impasse que poderia arrastar a polêmica até a próxima eleição.

A juíza concluiu que, portanto, o “pretenso candidato Loester obteve dois votos válidos, referentes aos titulares (presidente e tesoureiro geral) e o pretenso candidato Vinícius obteve dois votos de titulares (secretário geral e primeiro vogal), bem como o voto do representante da Câmara de Vereadores, atingindo a soma de três votos, de forma que o requerente é o candidato mais votado pelos membros titulares da Comissão Provisória Municipal para concorrer ao cargo de Prefeito Municipal de Campo Grande pelo PSL”.

Com a decisão, Vinicius Siqueira é o candidato a prefeito de Campo Grande pelo PSL ao ter os votos do secretário-geral Paulo de Matos Pinheiro, do vogal Rhiad Abdulahad e dele próprio. Já o Tio Trutis teve o próprio voto e do tesoureiro-geral Márcio Souza. A juíza desconsiderou o voto dos suplentes, no caso o vice-presidente Danny Fabrício Cabral Gomes, e do primeiro tesoureiro, o irmão do Tio Trutis, Carlos Alberto Gomes Souza.

A sentença pode não acabar com a guerra interna no PSL. Como o partido está rachado, Trutis pode recorrer ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para ser o candidato a prefeito. O PSL terá o segundo maior valor do Fundo Especial Eleitoral nas eleições deste ano, só atrás do PT. A sigla vai para a sucessão de Marquinhos Trad (PSD) em chapa própria.

Vai vendo!!!!