Tretas do Trutis! No apagar das luzes, deputado mostra quem é, trai Siqueira e se lança candidato

Uma semana sim e outra também temos as tretas do deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”. A última do “nobre” parlamentar foi trair, no apagar das luzes, o outrora amigo do peito, vereador Vinicius Siqueira, e lançar o próprio nome para disputar a Prefeitura de Campo Grande pela legenda na eleição municipal deste ano.

Em uma convenção virtual para lá de polêmica, Tio Trutis não deixou barato e apunhalou o “amigão” com uma facada nas costas. Porém, dessa vez, a treta não passou despercebida e o vereador Vinicius Siqueira mandou às favas a relação com o famoso “amigo da onça”.

Eleito deputado federal na onda do então candidato a presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) em 2018, ao conquistar 56.339 votos na primeira eleição em que disputou, Tio Trutis não era a primeira opção do PSL. O primeiro cotado para disputar a Prefeitura foi o deputado estadual Capitão Contar, que chegou a ser preterido pela fidelidade ao presidente da República.

Em março, durante a janela partidária, Siqueira trocou o DEM pelo PSL e chegou ser anunciado por Tio Trutis como candidato a prefeito da Capital. Ao ser comunicado da substituição na semana passada, o parlamentar acusou o golpe e tentou convencer o deputado a desistir da mudança.

Mesmo diante da acusação de traição, presidente da comissão municipal provisória, Tio Trutis manteve a substituição. O deputado federal negou que tenha traído o vereador. Ele explicou que a mudança faz parte da estratégia da direção nacional do PSL de ter candidatos competitivos nas capitais.

Pesquisas internas da sigla teriam atestado que Siqueira patinava nas intenções de voto, enquanto Tio Trutis, conforme o próprio deputado, tem chance de começar na casa dos dois dígitos.

O polêmico parlamentar disse que ofereceu duas saídas a Siqueira. A primeira era ser candidato a vice-prefeito e com perspectiva de ser nomeado secretário em caso de êxito da dupla nas urnas. A segunda era ser candidato à reeleição e o puxador de votos na disputa da Câmara.

Ao ir para votação na convenção virtual, realizada neste domingo, Tio Trutis acabou sendo escolhido candidato a prefeito pelo placar de 5 a 3. Siqueira anunciou, que irá impugnar o resultado da convenção na Justiça Eleitoral. Oficializado candidato a prefeito, Trutis destacou que não houve irregularidade na convenção e não teme a ação no Tribunal Regional Eleitoral.

Um dos primeiros a ir para às ruas lutar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em março de 2013, Siqueira está no primeiro mandato de vereador. Principal opositor do prefeito Marquinhos Trad (PSD) no legislativo, com ações na Justiça contra as concessionárias de água, do transporte coletivo e do parquímetro, ele acabou ficando sem legenda para disputar a reeleição.

A polêmica decisão da convenção acabou causando baixas na disputa pela Câmara Municipal. Ex-assessora da senadora Soraya Thronicke, Juliana Gaioso, gravou vídeo para justificar a desistência. Ela afirmou que já estava em campanha para o vereador Vinícius Siqueira. Outros dois candidatos desistiram da campanha.

Vai vendo!!!