Tretas do Trutis! Deputado perde comando do PSL na Capital e acumula fracassos. Vai trabalhar!

A maré de azar do deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Trio Trutis”, continua firme e forte. Derrotado na Justiça Eleitoral na disputa com o vereador Vinícius Siqueira (PSL) para ver quem seria o candidato do partido à Prefeitura de Campo Grande, agora o “nobre” parlamentar também perdeu o comando do Diretório Municipal da sigla na Capital.

Segundo o site O Jacaré, o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) negou pedido de liminar para ele retornar ao comando da legenda em Campo Grande. Na prática, sem o cargo, ele perde o poder para lutar para ser candidato ou atrapalhar a campanha do vereador nas eleições municipais deste ano.

O mandado de segurança foi negado pelo juiz eleitoral Juliano Tannus, porém, o pedido do polêmico parlamentar ainda será analisado pelo plenário da corte do TRE/MS. Na disputa com a senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), presidente estadual da sigla, ele sofreu duas derrotas, a primeira foi a manutenção da escolha de Vinicius Siqueira, enquanto a segunda foi tirar Tio Trutis da Presidência da Comissão Provisória.

O deputado federal foi afastado pela primeira vez no dia 14 de setembro deste ano, no dia seguinte à convenção, que o teria escolhido como candidato a prefeito. A direção nacional interveio e garantiu o retorno dele ao comando do partido. No entanto, a juíza eleitoral Joseliza Alessandra Vanzela Turine, da 44ª Zona Eleitoral, anulou os votos dos suplentes e declarou Siqueira como candidato a prefeito.

Tio Trutis recusou-se a cumprir a sentença da Justiça Eleitoral. Soraya não só o afastou do comando, como conseguiu sepultar a candidatura de Trutis. O novo presidente municipal do partido, Paulo Matos Pinheiro, registrou a candidatura de Vinicius Siqueira e desistiu de qualquer recurso. Desta vez, o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, não socorreu Trutis e, então, o deputado decidiu recorrer ao TRE/MS para retornar ao comando do diretório municipal.

No entanto, de acordo com o juiz, ele não provou se houve apuração ou cerceamento do direito à ampla defesa. O curioso é que Trutis recorreu à Justiça Eleitoral, cuja sentença, determinando o registro da candidatura de Vinicius Siqueira, ele se negou a cumprir. De acordo com o magistrado, a nova substituição ocorreu exatamente por isso, porque o deputado se recusou a acatar ordem judicial. Ele deverá ser submetido à comissão de ética do PSL por causa desse comportamento.

Na semana passada, Trutis gravou um vídeo, distribuído nas redes sociais, em que atacou Vinicius e Soraya. Ele disse que a senadora o afastou para nomear o primo no comando do PSL na Capital. Fora do comando do partido, o deputado fica sem a gerência do fundo partidário, o segundo maior, e do Fundo Especial Eleitoral. A Justiça Eleitoral também rejeitou o registro da candidatura de Trutis a prefeito da Capital.

Vai vendo!!!!