Temor de comerciantes paraguaios se concretiza e militares voltam a fechar fronteira com MS

O receio dos comerciantes paraguaios de fechamento da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul pelo Exército do país vizinho confirmou-se nesta quarta-feira (07). Desde ontem (06), eles tinham visto caminhões do Exército circulando pelas ruas de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Hoje, a livre circulação de brasileiros do lado paraguaio, verificada nos últimos dias mesmo com a fronteira do país vizinho oficialmente ainda fechada, começou a ser coibida. A FTC (Força-Tarefa Conjunta) voltou a ocupar pontos estratégicos na Linha Internacional entre as duas cidades e está impedindo a entrada de veículos brasileiros.

O efetivo de militares em Pedro Juan Caballero aumentou na comparação com as últimas duas semanas, quando apenas alguns soldados permaneciam na linha que separa as duas cidades. Em motocicletas, eles percorrem o trecho de pelo menos 8 quilômetros que corta Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, impedindo que automóveis atravessem para o lado paraguaio.

A pé, algumas pessoas ainda conseguem entrar em Pedro Juan Caballero, driblando a fiscalização dos militares. Barricadas com pneus voltaram a ser montadas, inclusive na rotatória de acesso ao Shopping China e ao Planet Outlet, que reabriram há dois dias depois de sete meses fechados por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A reabertura da fronteira para os turistas brasileiros foi definida semana passada em acordo entre os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e do Brasil, Jair Bolsonaro, com a promessa de ser colocada em prática até o dia 15 deste mês. Entretanto, entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, na prática a fronteira já estava aberta e os brasileiros com acesso livre às lojas do país vizinho.