Tatuzão: Túnel construído para libertar líder do PCC que tentou matar Rafaat é descoberto na fronteira

A Polícia Nacional do Paraguai encontrou, ontem (2), um túnel com 12 metros de comprimento e que chegaria a 210 metros até o fim deste ano para alcançar a Penitenciária de Pedro Juan Caballero para resgatar o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) que comandou o primeiro atentado à vida do contrabandista Jorge Rafaat Toumani.

Trata-se do brasileiro Rone Pérez Barbosa, 36 anos, que está preso em Pedro Juan Caballero e tem em aberto um mandado de prisão por tráfico de drogas expedido pela Justiça de Porto Alegre, que inclusive também já pediu sua extradição.

Rone Pérez Barbosa foi preso em 4 de abril de 2016, em Pedro Juan Caballero, em uma operação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai). Inicialmente, ele disse que se chamava Bonifácio Pérez Barbosa, embora sua verdadeira identidade tenha sido comprovada mais tarde.

O brasileiro foi investigado pelo primeiro ataque contra o chefão Jorge Rafaat Toumani, que ocorreu em 7 de março de 2016. Seu advogado é Juan Carlos Quiñónez Díaz, o mesmo que ajudou o assassino brasileiro Sérgio Lima dos Santos, que operava a metralhadora .50 com a qual finalmente eliminaram Rafaat na tarde de 15 de junho de 2016. Quinonez também havia defendido os interesses do traficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão.

O túnel

O túnel foi encontrado ontem às 13h30 em um quarto de uma casa modesta no Bairro da Virgen de los Pobres. O túnel media cerca de 80 centímetros de profundidade e, em seguida, tinha uma espécie de curva que atingia dois metros. Uma vez dentro do túnel, há um espaço para caminhar de 1,20 metro de altura por 80 centímetros de largura.

A construção do túnel começou há 22 dias e alcançou 12 metros de comprimento, inclusive, estava equipado com corrente elétrica e apoiado em esquadrias de madeira e um teto de compensado para evitar a desintegração. Quando descobriram o túnel, os policiais prenderam os paraguaios Nicolas Cano Centurion, 25 anos, Pedro Anastácio Gauto Alvarez, 21 anos, e Oscar Bordon Branco, 19 anos, e o brasileiro Alexandre Leguizamón, 28 anos, que foi preso em uma batida na casa localizada a oito quadras de onde o túnel foi iniciado.

Nesse imóvel, também era jogada parte da terra extraída de dentro do túnel. Além disso, na casa também foi encontrada uma carga de maconha e veículos utilizados para o trabalho.